O Legado da Vergonha de Hugo Mota: Omissão e Teatralidade.
- Moriahn Gomes
- 16 de jun.
- 2 min de leitura

Ao abrir o Instagram de Hugo Mota, somos recepcionados por uma publicação fixada que diz: "Hugo Mota une a esquerda e a direita na câmara". A postura adotada pelo parlamentar em suas redes sociais aponta uma intenção clara de se colocar como "uma alternativa lúcida aos extremismos da polarização".
Por outro lado, esse chavãozinho de "nem esquerda e nem direita, para frente!" só agrada o estudante de ensino médio que não sabe defender nem Lula e nem Bolsonaro. E para sair bem na fita, decide fingir que apoia algum progressista meia boca que ninguém tem interesse em atacar. Esse é o perfil do eleitor de tipos como Marina Silva ou Simone Tebet.
Quase que certamente, pode-se afirmar que o Presidente da Câmara confunde o voto dos deputados com o apoio popular. Mas a verdade é que o verdadeiro legado de Mota, para o povo brasileiro, se limita a:
Recusar a Instalação da CPI do INSS em 19/05/2025.
Barrar a declaração de Urgência para a CPI do INSS em 30/04/2025, mesmo atingidas as assinaturas mínimas para declarar essa urgência.
Quando Nikolas Ferreira impetrou o Mandado de Segurança para que o STF ordenasse a instauração da CPI do INSS, Mota solicitou formalmente que o Tribunal rejeitasse o pedido e travasse a CPI.
Seu legado, deputado, não será o de "ter unido a esquerda e à direita". Sua memória será a de um presidente da câmara que barrou, atrasou e impediu a CPI do INSS. Dando tempo para que os autores desse crime pudessem ocultar as provas de sua ofensa com mais tranquilidade. E por que motivo você faz isso? É um grande mistério.
Além de tudo, nesse momento de ruptura institucional, onde o STF tem extrapolado com violência os limites constitucionais, onde a lei tem sido instrumentalizada aos propósitos de particulares, os presidentes da câmara e do senado têm se mostrado coniventes com a nova normalidade da insegurança jurídica.
Ninguém se sente representado pela presidência do legislativo. Uma presidência que se alicerça no silêncio ante o absurdo e na proatividade quando a questão é impedir a CPI mais urgente da nação: a CPI que deve descobrir qual foi o GRUPO POLÍTICO que roubou mais de seis bilhões dos nossos aposentados.
Mas você nos inspira, Mota. Nos inspira a mostrar ao Brasil que a Paraíba não tem somente políticos de sua estirpe. A direita Paraibana pode e irá fazer muito pela nossa nação, e este será o nosso baluarte.
_______________________
Moriahn Gomes,
Presidente do PL-Jovem de Campina Grande.
Instagram do Autor: https://www.instagram.com/moriahn_gomes/
Comentários